segunda-feira, 23 de março de 2009

A integração da informática na prática pedagógica

No ato de brincar, a criança possui uma rica interação com a linguagem oral, desta forma progressivamente vão ampliando o seu vocabulário e suas conexões com o mundo e o computador. Ao brincar com o computador, a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades. A utilização do computador no processo ensino-aprendizagem pressupõe a busca de meios e recursos tecnológicos, por parte daqueles que dedicam ao ensino, com o intuito de auxiliar os alunos a aprenderem de forma mais rápida e eficaz. Deve-se buscar uma conscientização, construção e reflexão para a aprendizagem mais criativa, não uma mera transmissão e reprodução de conhecimentos.Esta nova escola implica um aluno ativo, crítico, curioso, autor de seu processo de aprendizagem, contínuo para além do espaço escolar; solidário e ético, que aprenda a aprender, a pensar, a decidir o que fazer e que administre seu próprio tempo-processo. Que ele intervenha, questione e possa estar comprometido com seu momento histórico. A responsabilidade do professor é de desafiar, estimular e mediar, reconstruir o conhecimento junto com seus alunos, e conscientizar a importância das tecnologias, tanto na educação, como no uso profissional e execução de seu trabalho. Enquanto mediador, o professor deve criar situações-problema que provoquem reflexão. Ao mesmo tempo, pode ser um conselheiro e parceiro do seu aluno, acompanhando o seu caminho, estimulando-o a outros recursos com a informática. Nesta perspectiva, o professor torna-se um agente cultural, um trabalhador, um pesquisador e contínuo-aprendiz, que utiliza as diversas tecnologias para sua auto-capacitação, deve ter a consciência e humildade que irá aprender muito com seus alunos, realizando um ato de troca de informações, se ambos fizerem isto estarão resgatando seus papéis de autores, que elaboraram, escrevem, constroem e realizam a história. Reconhecemos as dificuldades que nossos professores têm de assimilar novos artefatos tecnológicos, seja pelo não acesso ainda de uma parcela considerável dos docentes, seja por uma formação deficiente e comprometida com o velho paradigma, muitas vezes sem se dar conta das necessidades de mudança. Devem-se estimular os docentes ao domínio e ao uso dos artefatos tecnológicos. Adotá-los no uso do cotidiano do seu trabalho de gestão, usando as tecnologias como ferramenta de trabalho. Pode-se envolver todas as disciplinas dentro de uma perspectiva transdisciplinar - explorando as múltiplas abordagens e formas de apresentação, fundamentado-as para que possam ser avaliadas adequadamente, dentro deste novo paradigma.

"A vida é como instrumento musical. Se hoje aprendemos amanhã ensinamos."

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